A dmx | arquitetura na etapa de gerenciamento de obra busca antever através da ação planejar a melhor lógica construtiva e suas respectivas interfaces. No gerenciamento e/ou acompanhamento de obra necessitamos completar as informações para a realização deste, além de todos os elementos estudados na etapa do orçamento de planejamento. Para a realização de um bom gerenciamento de obra precisamos realizar:
- A transformação do orçamento sintético em analítico;
- A construção atualizada do cronograma físico e financeiro – (Gráfico de Ghantt);
- A construção da curva ABC e Curva “S”;
- O histograma da mão de obra, materiais e equipamentos; e
- A construção do gráfico de datas limites para aquisição dos materiais.
A construção das etapas acima deve estar consolidada pelo contrato de administração e ou gerenciamento de obras. Estes produtos devem ser realizados antes do início efetivo da obra. A experiência tem mostrado que as empresas gerenciadoras de obras tem obtidos excelentes resultados com a utilização de ferramentas de gerenciamento de obras, tendo como base os softwares de gestão e os relatórios gerenciais.
Lembre-se: “O sucesso do empreendimento e da obra dependem do projeto, orçamento, planejamento e do gerenciamento de obras”.
Como parte integrante de nossas atividades a dmx arquitetura antes de dar o início efetivo a execução da obra é conveniente estuda e revisa todas as condicionantes necessárias ao gerenciamento executivo das obras:
- Conhecimento do projeto;
- As condições gerais do terreno;
- A logística de apoio à obra;
- O descritivo das principais atividades;
- O cronograma de permanência de mão de obra, materiais e equipamentos;
- O cronograma físico de execução;
- O estudo do canteiro de obras; e
- Quadro da estrutura organizacional.
A dmx | arquitetura destaca a importância do acompanhamento de obra. Na etapa de planejamento da obra realizamos uma série de atividades no sentido de organizarmos a nossa obra, verificamos qual é a melhor estratégia para a execução da mesma, verificamos o orçamento, as principais atividades críticas os indicadores de prazo, construímos o gráfico de datas limites e um estudo detalhado de como será o nosso sistema de produção. Apesar de todos estes instrumentos de planejamento e gerenciamento elaborados anteriormente dentro da melhor técnica e forma, se na obra não ocorrer o acompanhamento de nada irá adiantar todo este esforço.
O acompanhamento e/ou monitoramento de obra se impõe porque a obra é uma atividade muito dinâmica pela sua própria natureza, sempre ocorrem imprevistos, pois no canteiro de obras há uma série de atividades que ocorrem de forma simultânea, assim o monitoramento é ação obrigatória e deve ser feita de maneira constante em função do prazo e do tamanho do próprio empreendimento. Dentre as razões para este acompanhamento a dmx arquitetura destaca:
- A obra e/ou atividade não inicia e não termina nas datas previstas;
- Alterações do projeto são executados durante o andamento da obra e comprometem a execução das tarefas;
- Falta de funcionários e a produção baixa comprometem os prazos previstos nas atividades;
- Alterações na sequência da execução da obra bem como alterações no PSP (Projeto do Sistema de Produção);
- A mudança da tecnologia construtiva bem como fatores imprevisíveis (chuvas, problemas de acessibilidade, greves, acidentes, atraso na entrega de material, etc.) afetam o cronograma; e
- Ausência de atividades que não foram previstas ou simplesmente esquecidas durante a fase de elaboração do orçamento, cronograma e respectivos gráficos.
A dmx | arquitetura acredita que o sucesso empresarial e dos empreendimentos passam necessariamente pelas ações de planejamento, gerenciamento e na adoção de uma real postura gerencial adequada e moderna. O importante é termos foco no encaminhamento e na solução dos problemas:
- Saber exatamente aonde desejamos chegar na empresa;
- Ter uma visão clara das metas que queremos atingir;
- Não desperdiçar tempo com atividades que não conduzam ao objetivo;
- Manter sempre anotações atualizadas dos progressos e avanços; e
- Estruturar projetos com o maior número possível de detalhes para ser o guia da solução.
A estruturação do sucesso começa sempre pela orientação adequada às pessoas, pela nossa disponibilidade em relação aos problemas, pela nossa curiosidade, capacidade de pesquisa e de observação.