A dmx | arquitetura considera que o sucesso ou insucesso dos profissionais e das empresas está diretamente relacionado às ações de planejamento. A partir do orçamento realizado, planejamos a execução das obras, utilizando software de gestão, mostrando todas as etapas de serviços através da Estrutura Analítica de Projeto (EAP) e as relações de interdependências entre os serviços.
No Planejamento de Obra estabelecemos as Datas Limites (Deadline) para cada atividade a ser executada e as Datas Limites para a aquisição dos insumos.
“O sucesso de um empreendimento esta relacionado à qualidade do projeto, da estrutura analítica do orçamento, e da realização de um planejamento criterioso”.
Os profissionais de arquitetura e engenharia sabem que o mais importante é investir em planejamento, ao invés se sair fazendo. A gestão, capacitação, treinamento e desenvolvimento pessoal de funcionários e do empreendedor são fundamentais ao sucesso. No caso específico da realização de uma obra de pequeno, médio ou grande porte, a palavra “mágica” é o planejamento, fundamental na construção civil, imprescindível para quem está iniciando e para aqueles que já estão inseridos no mercado.
Outro aspecto importante em relação ao planejamento é a atualização permanente dos profissionais e empresas. Devemos revisar o plano de negócios constantemente, além da atualização das principais ferramentas de planejamento, o conhecimento de novos materiais, técnicas construtivas e de tecnologia, para que o profissional e a empresa possam lidar bem e com liberdade frente às atualizações do mercado.
Mas o que é o planejamento e como realizar um bom planejamento?
A dmx | arquitetura responde a esta questão afirmando que “o planejamento é um processo de tomada de decisões interdependentes, visando uma situação futura desejada, ou seja, são decisões tomadas no presente que resultam em implicações futuras”.
Por outro lado a realização do planejamento de uma obra consiste por parte da dmx arquitetura consiste em:
PLANEJAR:
Estudar o projeto;
Definir a metodologia;
Dispor dos quantitativos e das produtividades presentes no próprio orçamento;
Determinação da duração das atividades;
Definir um plano de ataque (PSP) para a sua realização;
Realizar um cronograma de atividades com as datas limites (DL);
Elaborar um cronograma de atividades por fases de obra;
CONTROLAR:
Estabelecer a melhor metodologia de controle e de monitoramento (aferir);
Comparar o realizado com o previsto e aferir e avaliar o resultado; e
AGIR:
Implementar ações corretivas.
A dmx arquitetura na realização do planejamento e gestão de obra considera como um roteiro mínimo na elaboração de sua proposta orçamentária:
- Verificação do orçamento;
- As principais atividades (criticas);
- Os indicadores de prazo das principais atividades;
- Construção do gráfico de antecipação de compras;
- A construção do gráfico de datas limites (tarefas marco); e
- Construção do projeto do sistema de produção e de gerenciamento de obra.