Os Projetos de Instalações Prediais também conhecidos como projetos complementares são fundamentais para a realização de uma obra de arquitetura, mas na maioria das vezes, infelizmente ainda não é reconhecido como uma atividade de projeto fundamental para o cliente, sendo em muitos casos negligenciada. É muito comum ouvirmos este tipo de resposta: “não se preocupe eu tenho um bom eletricista e encanador que resolve tudo, não preciso do projeto…“. Os projetos de Instalações Prediais devem estar de acordo com as normas vigentes, e atender as orientações das concessionárias de serviços públicos locais e são fundamentais para o bom funcionamento de uma edificação.
Os projetos de Instalações Prediais, são divididos basicamente nos seguintes projetos:
- Instalações Elétricas;
- Rede de Lógica (cabeamento estruturado) e automação;
- Instalações Hidráulicas; e
- Esgotamento Sanitário.
No projeto de Instalações Elétricas estão inclusos os projetos de telefonia, lógica, automação e proteção de descargas atmosféricas (para-raios) entre outras necessidades em função do uso da edificação das necessidades e da complexidade do edifício. Os projetos devem atender às normas da ABNT e as necessidades dos usuários . Uma instalação feita sem o devido planejamento pode incorrer em diversos problemas, falta de tomadas ou tomadas em locais inadequados, distribuição de acionadores de iluminação mal posicionados, sobrecarga nos circuitos, bem como as soluções perigosas que são as extensões, benjamins e até as famosas gambiarras que podem causar grandes prejuízos á edificação e aos seus usuários.
O principal objetivo do projeto de Instalações Elétricas é o dimensionamento correto de cabos e dispositivos de proteção, possibilitando a utilização de todos os equipamentos da edificação sem que um interfira no funcionamento do outro.
No projeto de Instalações Hidráulicas estão inclusos os projetos de distribuição de água fria, água quente, dimensionamento de reservatório, esgotamento sanitário (rede de esgotos) e sistema de combate a incêndio. O projeto de instalações hidráulicas e de esgotamento sanitário é importante e fundamental para a qualidade e eficiência do abastecimento de água de uma edificação e a destinação final dos esgotos.
Desta forma, os projetos de Instalações Elétricas e Hidráulicas são projetos complementares ao projeto de Arquitetura e que cuidará da parte técnica da execução das Instalações Prediais.
OBRAS NOVAS
A dmx arquitetura elabora os projetos de Instalações Prediais de obras novas, comerciais, residências unifamiliares e multifamiliares, e em obediência ás normas técnicas da ABNT (NBR 5410/2004). Estes projetos são desenvolvidos em conjunto com os demais projetos complementares, sendo realizados simultaneamente com o projeto arquitetônico e o projeto estrutural realizando sempre a compatibilização entre todos os projetos.
A não realização da compatibilização dos projetos é o maior ruído na construção civil e nem sempre é realizado o que acaba gerando grandes dores de cabeça e prejuízos pela sua não realização.
Em edifícios de múltiplos pavimentos o processo de desenvolvimento destes projetos se torna ainda mais importante, já que tem interferência direta na arquitetura e estrutura de edificação, a legislação está cada vez mais exigente quanto aos preceitos de sustentabilidade. A medição de água individualizada requer cálculo de pressão e vasão diferentes do habitualmente usado, reservatórios para retenção de águas pluviais, reaproveitamento de água da chuva e de águas cinzas (máquina de lavar roupa, louça e banho) que corresponde de 50 a 80% do esgoto residencial.
REFORMAS
Nos casos de reformas a dmx I arquitetura realiza a Visita Técnica inicial para conhecimento do local e suas características para planejar a realização do projeto de instalações. No local é feito o levantamento de todas as medidas necessárias e condicionantes para a realização do projeto, medição dos equipamentos elétricos, alturas de mobiliário e principalmente das necessidades das pessoas que irão ocupar os espaços. Também é feito o levantamento das instalações existentes, cabos e eletrodutos visando o máximo de aproveitamento da infraestrutura existente.
Em obras de reformas também se faz necessária a compatibilização dos projetos de Instalações Prediais com a arquitetura, marcenaria e demais particularidades de cada local (necessidades ou não de rebaixo de gesso, automação, telefonia, sistema de alarmes, etc.).
O projeto de instalações contempla toda a parte técnica de dimensionamento de cabos e dispositivos, orientações para montagens de quadros, quadro de cargas e de demanda para a concessionária, lista de materiais e detalhamento para a perfeita execução da instalação.