O Projeto Arquitetônico é a atividade principal da nossa empresa, considerado o trabalho mais importante na criação de ambientes que proporcionem beleza e bem-estar, este sempre conectado à concepção do Mobiliário e Móveis Planejados.
O projeto é realizado atendendo às exigências de um programa de necessidades apresentado pelo cliente em função do ambiente desejado e o lugar escolhido; os projetos são para residências, apartamentos e ou ambientes corporativos.
O Projeto Arquitetônico como resultado do trabalho do arquiteto, além das questões relativas ao edifício que se pretende construir, leva em consideração os aspectos relacionados ao tratamento paisagístico do terreno e o respeito em relação ao entorno imediato que devem ser considerados na realização final do trabalho que tem como objetivo principal a boa qualificação do projeto.
VISITA AO LOCAL E LEVANTAMENTO DE DADOS
A Visita Técnica inicial para conhecimento do local e suas características para a realização do projeto é fundamental para traçarmos as bases iniciais para a realização do projeto. No local realizamos o cadastramento e levantamento de dados e aferição do levantamento planialtimétrico do terreno.
Observações: Quando o terreno não possuir os marcos de identificação, confrontantes, não ser plano e possuir aclive e/ou declive é fundamental realizarmos o levantamento planialtimétrico com profissional especializado (Topográfo) para termos estas informações com precisão para o desenvolvimento do projeto.
ELABORAÇÃO DE ESTUDO PRELIMINAR
A etapa do Estudo Preliminar é destinada à concepção e à representação do conjunto de informações técnicas iniciais e aproximadas, necessários à compreensão da configuração da edificação, podendo incluir soluções alternativas. Nesta fase, o estudo é concluído somente com o aval do cliente (dando o aceite nas pranchas do desenho), ou seja, o arquiteto apresenta diversas soluções num processo evolutivo até alcançar o desejo do cliente. A partir deste aceite é que a etapa de ANTEPROJETO é iniciada. Esta fase é feita à mão livre, onde o arquiteto utiliza o traço e todos elementos gráficos necessários para a apresentação do projeto. Nesta etapa o arquiteto pesquisa junto à prefeitura local a legislação edilícia para obtenção do Alvará de Aprovação de Projeto e o Alvará de Execução de Obra. O conhecimento do Código de Obras e a Lei de Zoneamento do município são fundamentais para o arquiteto realizar o projeto que atenda das normas e posturas municipais. Para edificações mais complexas a obediência às normas exigem aprovações em órgãos estaduais e também federais. Este levantamento é fundamental e obrigatório por parte do profissional de arquitetura e evita aborrecimento futuros e em muitas casos a obra pode ser embargada. Não pesquisar e não atender a legislação é um risco muito muito grande e traz prejuízos enormes a todos os envolvidos. Risco que não vale a pena correr!
ELABORAÇÃO DE ANTEPROJETO
A etapa do Anteprojeto é destinada à concepção e à representação das informações técnicas provisórias de detalhamento da edificação e de seus elementos, instalações e componentes, necessárias ao inter-relacionamento das atividades técnicas de projeto e suficientes à elaboração de estimativas aproximadas de custos e de prazos dos serviços de obra implicados. Nesta fase o projeto é elaborado no AutoCAD e/ou Revit, ArchiCad e/ou demais softwares disponíveis no mercado.
ELABORAÇÃO DE PROJETO LEGAL
A etapa do Projeto Legal (projeto de prefeitura) é destinada à representação das informações técnicas necessárias à analise e aprovação pelas autoridades competentes, da concepção da edificação e de seus elementos e instalações, com base nas exigências legais (municipal, estadual, federal), e à obtenção do alvará́ ou das licenças e demais documentos indispensáveis para as atividades de construção. Esta etapa é elaborada de forma concomitante com o ANTEPROJETO.
ELABORAÇÃO DE PROJETO PRÉ-EXECUTIVO
O projeto Pré-Executivo é a etapa destinada à concepção e à representação final das informações técnicas da edificação e de seus elementos, instalações e componentes, completas, definitivas, necessárias e suficientes à licitação (contratação) e à execução dos serviços de obra correspondentes. Esta etapa do projeto é destinada à Execução das Obras.
ELABORAÇÃO DE PROJETO ESTRUTURAL
Etapa destinada à realização do Projeto Estrutural, incluindo o projeto de fundações, estrutura (pilares, vigas e lajes). Este projeto é fundamental para darmos construtibilidade ao projeto arquitetônico e necessário para consolidação da edificação.
ELABORAÇÃO DE PROJETO INSTALAÇÕES PREDIAIS
Etapa destinada à elaboração dos projetos de Instalações Elétricas, Hidráulicas, de projetos eletromecânicos, paisagismo e demais projetos para a viabilização do projeto e da futura obra.
COMPATIBILIZAÇÃO E COORDENAÇÃO DOS PROJETOS
Será realizada a compatibilização de todos os projetos, incluindo dados e informações necessárias a coordenação das soluções dos projetos e consultorias necessárias à realização dos projetos. A compatibilização dos projetos é fundamental para evitarmos erros e retrabalhos nas obras.
VISITAS TÉCNICAS
Visitas técnicas de acompanhamento de obra (com agendamento antecipado de 24 horas), para decisões relativas ao andamento dos trabalhos e definições técnicas, para: compatibilização de projetos, decisões de compra de material, decisões técnicas, atendimento de fornecedores, instruções técnicas e de cronograma e execução de obra.
ASSISTÊNCIA À EXECUÇÃO DAS OBRAS
Está incluída nesse escopo de trabalho a “Assistência à Execução das Obras” bem como a “Revisão do Projeto Pré-Executivo de Instalações Prediais, conforme Executado (AS BUILT)”. Estão inclusas neste escopo de trabalho, duas visitas técnicas semanais relativas à conformação e obediência ao Projeto e revisões necessárias, durante o período de execução das obras, compreendendo acompanhamento e orientação técnica-construtiva.
PREÇOS PARA A ELABORAÇÃO DOS PROJETOS
Os preços para a realização de todos os projetos podem variar de 3 a 5% do custo total previsto para obra. A dmx | arquitetura elabora seus orçamentos com os preços divididos de acordo com as etapas acima previstas e conforme complexidade do projeto, considerando sempre as particularidades e especificidades de cada projeto em termos de HH (horas homem) necessárias ao desenvolvimento dos projetos.