Maíra Xavier
O projeto de arquitetura para a residência unifamiliar I Xavier teve como objetivo específico proporcionar conforto, transparência e integração à área verde. O projeto combina ao mesmo tempo espaço de moradia, lazer, trabalho e de tranquilidade. O projeto foi implantado num terreno de 1.353,39 m2, com área construída total de 339,13 m2.
O projeto é constituído por três pavimentos, o inferior, o pavimento térreo, pavimento superior e o sótão na cobertura. A implantação foi realizada de forma perpendicular ao lote, considerando a melhor orientação norte – sul, em função das características do terreno e do índice alto de umidade da região em função da grande vegetação existente.
No pavimento inferior está localizada a garagem, área de lazer, escritório, sauna, sanitário, cozinha e conjunto churrasqueira com forno de pizza. Estas áreas foram incorporadas ao projeto numa segunda etapa. No pavimento térreo temos uma suíte para funcionários, uma cozinha ampla com despensa, sala de lareira, sala de estar, living, jantar, terraço, sala de TV e lavabo. No pavimento superior temos um escritório com o acesso ao sótão, duas suítes e a suíte principal do casal. O pavimento térreo é integrado ao pavimento superior por um grande mezanino e está associado à um grande painel de madeira e vidro que gera transparência e muita luminosidade aos ambientes. Todos as suítes e o escritório possuem sacadas e portas balcões, que proporcionam a contemplação do horizonte e da grande área verde existente.
O sistema estrutural do projeto é composto de alvenarias de bloco de concreto de 20 cm no pavimento inferior. Os pilares são de concreto e de madeira do tipo itaúba, gerando leveza e contraste ambiente. Todo o mezanino é feito com madeira, na estrutura e no piso. O assoalho utilizado no mezanino e nos demais ambientes é de marfim na largura de 10 cm. A cobertura é em estrutura de madeira, com tesouras, terças e vigas e forros de lambril tipo exportação aplicados sobre a estrutura da cobertura. As telhas são de barro do tipo capa e canal conjugadas e que associado aos grandes beirais fazem a proteção da chuva.
As alvenarias dos pavimentos térreo e superior são de tijolos cerâmicos de vedação de alta qualidade revestidos internamente com gesso diretamente sobre o bloco. Na parte externa o revestimento da alvenaria foi realizado com cimento, areia e aditivo impermeabilizante. Os pisos cerâmicos da sala de estar, lareira, lavabo e sala de TV são da Portobello, os revestimentos cerâmicos dos sanitários são da Incepa e os metais são da Deca. O piso da cozinha é de granito paginado de alta qualidade, bem com as bancadas da cozinha e sanitários.
Em alguns painéis das fachadas externas e em algumas partes das paradas internas foram utilizados revestimentos com tijolo de barro aparente na cor palha, com destaque especial nas sacadas e na lareira interna.
O pavimento térreo tem sua cota de nível acima do nível da rua, proporcionando um melhor controle de acesso tanto da cozinha como da sala de estar, permitindo visão completa da área de frente do terreno. O acesso à garagem é feito por dois portões, um de entrada e outro de saída. O portão principal do acesso à escada que conduz ao deck externo com acesso à entrada principal e à cozinha.
O projeto foi integrado ao terreno valorizando a área verde, proporcionada pela reserva da mata existente no local. Esta configuração proporciona espaços interessantes da residência em largura e profundidade, gerando um local de acolhimento, aconchego e com vista privilegiada.