O ensino circular e a sua aplicação no desenvolvimento do projeto arquitetônico.

BY IVAN XAVIER [1] / MARCELE FIGUEIREDO [2] – THE CIRCULAR TEACHING IN ARCHITECTURAL PROJET DEVELOPMENT

No ensino do projeto de arquitetura na etapa inicial destacamos a importância da concepção da ideia, do partido e da fundamentação teórica, nesta fase do desenvolvimento do projeto é uma das maiores dificuldades para os estudantes de arquitetura. A construção de uma memória justificativa estruturada é o nosso segundo desafio, esta se relaciona aos aspectos relacionados ao Conceito, Partido, Acessos, Funcionalidade, Construção e Expressão e são fundamentais no processo de aprendizado. Este desafio é superado pela pesquisa proposta a ser apresentada em sala de aula sobre as relações entre a Teoria e o Projeto.

Por meio da apresentação de algumas referencias projetuais de arquitetos que desenvolveram projetos similares ao proposto no caderno de disciplina, os alunos são estimulados a desenvolver pesquisa para posterior apresentação em sala de aula, com o objetivo especifico da ampliação repertorial por parte do grupo de estudantes.

O processo é desenvolvido com a apresentação dos arquitetos pesquisados por parte dos alunos, com posterior debate e considerações sobre as obras apresentadas e por meio de analise criticas em relação aos aspectos Funcional, Construtivo e Expressivo.

Após a apresentação e fundamentação das referencias projetuais introduzimos a Teoria Arquitetônica, dos temas recorrentes na atualidade, ligados aos conceitos de fenomenologia do lugar, o habitar, construir e pensar, a noção do conceito, partido, e a teoria Vitruviana (Utilitas, Firmitas e Venustas).

A partir da introdução destes conceitos introduzimos os Sistemas Estruturais no projeto, através do  lançamento do sistema estrutural (pilares, vigas e lajes) lastreado pelo trabalho de Engel (2001) com a apresentação dos mecanismos forma ativa, vetor ativo, massa ativa, superfície ativa e sistemas estruturais verticais foi a fonte teórica inspiradora para que os alunos desenvolvessem o trabalho de projeto em arquitetura, utilizando vários experimentos por meio do processo de modelagem a partir da concepção do projeto desenvolvido no estudo de massa, incorporando o sistema estrutural no projeto arquitetônico.

No desenvolvimento do projeto aplicamos a metodologia denominada Ensino Circular [4] que compreende quatro etapas básicas: Entrada, Atividade Inicial, Ampliação repertorial, Uso e Experimentação. Essas etapas se fazem necessárias ao aprendizado e ao sucesso do trabalho, na etapa Entrada temos o repertório inicial e informal do estudante, na etapa Atividade Inicial temos a apresentação do objeto e objetivos da ementa da disciplina e a teoria relacionada ao objeto de trabalho. Na Ampliação Repertorial é realizado a apresentação do tema do exercício para os sistemas estruturais por meio apresentação de vídeos, consulta a sites e pesquisas bibliográficas; na sequência é efetuada visita ao campo – que pode ser um museu, uma instalação, o campus universitário, etc.; edifícios que exemplificam os diversos sistemas estruturais. No Uso e Experimentação elaboramos uma sequência de desenhos em função do repertório adquirido em relação à teoria apresentada associada a elaboração da modelagem manual, ou vice-versa, podemos começar pelo modelo manual e depois pelo desenho (XAVIER et al, 2018).

FONTE: PHILIPE CANTREVA, ICGG 2018.

Esta decisão é tomada de forma coletiva, e/ou as atividades podem ocorrer simultaneamente – não existem regras. A cada etapa podemos introduzir uma ferramenta nova, um material inusitado e um novo desafio. Nesta fase realizamos também a modelagem digital, com utilização de aplicativos de representação digital de forma livre (SketchUp, CAD, Revit, etc.), o sistema poderá também ser invertido, podemos começar com as ferramentas digitais, passando pela modelagem e concluindo com o desenho. Na etapa do Uso e Experimentação ocorre a saída dos diversos produtos, podendo estes serem de caráter individual, em grupo ou coletivo, em função da definição do tema e da teoria a ser experimentada. O cenário do trabalho é criado tendo como pano de fundo as ações colaborativas desenvolvidas entre todos os integrantes do processo. 

Neste sentido é possível o aprendizado por parte dos alunos das diferentes formas que um projeto pode tomar, dependendo do programa que se deseja seguir, da melhor proposta estrutural e da definição estética. De maneira complementar os estudantes da disciplina de projeto se apoiam no noção do conceito, partido, e na teoria Vitruviana e no conteúdo da disciplina dos Sistemas Geométricos de Representação que é fundamental para a compreensão e a percepção das formas. Deste modo, na sistemática do ensino do projeto arquitetônico os alunos ganham autonomia no processo de aprendizagem em função de uma visualização concreta do produto finalizado.

A introdução aos alunos das referências projetuais, a noção do conceito, partido, a teoria Vitruviana, e os conceitos de sistemas estruturais por meio do método do Ensino Circular e a multiplicidade de tarefas, embasado nas referências teóricas, estimularam o aprendizado na área de conhecimento dos sistemas estruturais e do desenvolvimento do projeto arquitetônico, fez surgir a criatividade no desenvolvimento do projeto na disciplina de Projeto Arquitetônico III.

A experiência e a liberdade com que os exercícios foram realizados proporcionaram um ambiente propício ao aluno descobrir o seu potencial através das diferentes formas de experimentação em cada etapa. Os resultados vistos pela produção das maquetes e pela apresentação final dos trabalhos demonstravam o processo de desenvolvimento, evidenciando assim a evolução dos estudantes em relação ao seu potencial criativo e de seu repertório inicial. A resistência em relação ao desafio de aprendizado foi superada com a diversidade vivenciada em sala de aula e em campo. O medo desapareceu e a circularidade dos processos possibilitou novas descobertas e talentos. Debruçados sobre o ato da repetição e experimentação com materiais diversificados, a experiência gerou conhecimento e motivação. Lemos, desenhamos e fazemos. O ato de projetar e aprender é revisitado.

[1] XAVIER, Ivan Silvio de Lima – Arquiteto e professor Adjunto da EAU-UFF.

[2] FIGUEIREDO, Marcele da Silva – Estudante do 8o período da EAU-UFF.

[3] QUESADA, María José Calix – Estudante do 4o período da EAU-UFF.

[4] XAVIER, Ivan Silvio de Lima; CANTREVA, Philipe; MARINS, Igor. The importance of circular references. Milão: Book of Abstracts – 18TH International Conference on Geometry and Graphics, 2018.